16 de fev. de 2012

Dicas sobre Consumo de Água


Há duas maneiras de se reduzir o consumo de água, uma delas reduzindo a vazão do ponto de consumo, outra reduzindo o tempo de abertura do mesmo. Melhor ainda quando reduzimos os dois.

Chuveiros Econômicos

Duchas convencionais consomem acima de 15 litros por minuto, porém o que se verifica em média são vazões de 25 litros/minuto. Cabe ressaltar que os banhos são certamente os “vilões” de consumo de água de um banheiro, podendo representar próximo a 50% do total gasto.
Para redução da vazão, Reguladores de Vazão e/ou Duchas Econômicas: Apenas com sua aplicação reduzem o consumo de 50 a 80%, sem perda da eficiência e do conforto. Com regulador de vazão fixa para atender duchas convencionais com vazão de 12 litros/minuto e Duchas Econômicas com vazões que variam de 6 a 10 Litros/minuto, estes com tecnologia de epalhamento e/ou mistura com Ar para manter a eficiência e o conforto do banho.
Para redução do tempo de abertura há os modelos de Controladores Temporizados Manuais e Eletrônicas e também versão sensorizada: Reduzem o consumo de 20 a 50%, dependendo do modelo e aplicação.
Podem também ser dotados de dispositivo de vazão fixa que pode variar de 6 a 12 litros/minuto. Garantem uma utilização mais racional, inclusive garantindo o uso apenas na presença do usuário. Sua funcionalidade acaba também por reduzir o tempo de permanência do usuário. Os modelos eletrônicos podem interromper o banho após tempo programado.
Cabe salientar que ao reduzir o consumo de água do banho estamos falando em reduzir proporcionalmente a energia (gás/eletricidade) utilizada para aquecimento desta água, e portanto, obtém-se significativo retorno financeiro indireto. 

Torneiras Econômicas

Torneiras convencionais consomem acima de 5 litros por minuto, porém o que se verifica em média são vazões de 6 a 7 litros/minuto. 
Para redução da vazão, Arejadores Econômicos: Apenas com sua aplicação reduzem o consumo de 50 a 80%, sem perda da eficiência e do conforto. Modelos com regulador de vazão fixa para atender torneiras de lavagem de mãos, com vazão de 1,8 litro/minuto e modelos com redução de vazão por simples restrição para lavagem de utensílios. Ambos com espalhamento através de micro jatos para manter a eficiência.







Nenhum comentário:

Postar um comentário