27 de jan. de 2012

A importância do paisagismo nos dias de hoje

Projetar um ambiente com plantas é tarefa árdua que deve ser conduzida com mãos de maestro, onde entram em jogo fatores como forma, harmonia, cor, textura, beleza e técnica.
Não existe um projeto igual ao outro, a resolução de um bom paisagismo, de um bom jardim, passa pela integração com a residência, com o edifício e pelos critérios com a escolha das plantas que melhor se adaptam ao clima e suas finalidades.
Valorizar a beleza das plantas individualmente, deixando de lado o efeito das massas agrupadas, evitando-se amontoados de espécies muito próximas, tendo cada planta o seu lugar onde pode ser observada como única e como elemento de um conjunto maior que é o jardim. Que não se restringe só às plantas, mas aos caminhos, churrasqueiras, bancos, pisos, pergolados, quiosques, fontes, piscinas e acessos. São recursos que quebram a monotonia e podem ser usados com muita criatividade.
Hoje o paisagismo se funde às construções. O verde realça as formas, disfarça as imperfeições, rompe a rigidez dos materiais, suaviza o dia a dia de trabalho. Deve ser estudado e elaborado para que possa valorizar ainda mais o projeto arquitetônico e sua finalidade.
A natureza se apresenta como uma grande aliada para valorizar e humanizar , tornando os condomínios mais atraentes. O verde é capaz de amenizar a rigidez de um determinado local, criando ambientações mais acolhedoras, contribuindo para o bem-estar social, pelo efeito tranqüilizante que as plantas causam nas pessoas.
Seguindo um projeto paisagístico e as orientações de um profissional competente, evita-se aborrecimentos e surpresas desagradáveis, como as plantas amarelando e morrendo em seu jardim, causando um prejuízo não recuperável.
Hoje em dia, salvo raras exceções, o paisagismo é extremamente comercial. Vai-se em busca do menor preço e com uma preocupação super imediatista, em que os critérios técnicos e a integração com o meio ambiente são esquecidos ou ignorados.
Felizmente aos poucos esta mentalidade está mudando, pois a cada experiência desagradável, as pessoas procuram um serviço especializado, onde recebem a orientação técnica de um paisagista profissional.

Gilberto Matter - Engº Florestal com Especialização em Paisagismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário