27 de jan. de 2012

A importância do paisagismo nos dias de hoje

Projetar um ambiente com plantas é tarefa árdua que deve ser conduzida com mãos de maestro, onde entram em jogo fatores como forma, harmonia, cor, textura, beleza e técnica.
Não existe um projeto igual ao outro, a resolução de um bom paisagismo, de um bom jardim, passa pela integração com a residência, com o edifício e pelos critérios com a escolha das plantas que melhor se adaptam ao clima e suas finalidades.
Valorizar a beleza das plantas individualmente, deixando de lado o efeito das massas agrupadas, evitando-se amontoados de espécies muito próximas, tendo cada planta o seu lugar onde pode ser observada como única e como elemento de um conjunto maior que é o jardim. Que não se restringe só às plantas, mas aos caminhos, churrasqueiras, bancos, pisos, pergolados, quiosques, fontes, piscinas e acessos. São recursos que quebram a monotonia e podem ser usados com muita criatividade.
Hoje o paisagismo se funde às construções. O verde realça as formas, disfarça as imperfeições, rompe a rigidez dos materiais, suaviza o dia a dia de trabalho. Deve ser estudado e elaborado para que possa valorizar ainda mais o projeto arquitetônico e sua finalidade.
A natureza se apresenta como uma grande aliada para valorizar e humanizar , tornando os condomínios mais atraentes. O verde é capaz de amenizar a rigidez de um determinado local, criando ambientações mais acolhedoras, contribuindo para o bem-estar social, pelo efeito tranqüilizante que as plantas causam nas pessoas.
Seguindo um projeto paisagístico e as orientações de um profissional competente, evita-se aborrecimentos e surpresas desagradáveis, como as plantas amarelando e morrendo em seu jardim, causando um prejuízo não recuperável.
Hoje em dia, salvo raras exceções, o paisagismo é extremamente comercial. Vai-se em busca do menor preço e com uma preocupação super imediatista, em que os critérios técnicos e a integração com o meio ambiente são esquecidos ou ignorados.
Felizmente aos poucos esta mentalidade está mudando, pois a cada experiência desagradável, as pessoas procuram um serviço especializado, onde recebem a orientação técnica de um paisagista profissional.

Gilberto Matter - Engº Florestal com Especialização em Paisagismo.

20 de jan. de 2012

Notícias

Caros condôminos!

Perdido:
Informo que foi encontrado nas escadarias do bloco 2, uma quantia em dinheiro. Caso algum morador tenha perdido, favor entrar em contato.

Garagens:
Lembro que está em fase de conclusão, um dos lados da cobertura das garagens. Na medida em que a Empresa vai liberando os boxes, após todos os retoques no acabamento, libero para o uso aos proprietários. Na próxima semana, estarei remanejando as vagas para o início das fundações no lado oposto.

Utilização do salão de festas:
No próximo mês (fevereiro), a partir do dia primeiro, o Condomínio estará cobrando um taxa para a reserva do salão de festas, conforme estabelecido na Assembléia Geral Extraordinária do dia 30/07/2011, e devidamente registrado em ata. A taxa será de R$25,00 por reserva e o valor arrecadado será investido no próprio salão, na compra de material de limpeza e manutenções diversas, entre outros.  No caso do cancelamento prévio da reserva, o condômino fica desobrigado do pagamento da taxa, caso contrário, deverá realizar o pagamento mesmo sem a utilização. As reservas deverão ser feitas através do e-mail: villatoscana1@hotmail.com e os dias de reserva podem ser vistos neste blog. Lembro que a responsabilidade da retirada e entrega das chaves do salão, é inteiramente do condômino responsável pela reserva, e deve ser feita com antecedência.

Obrigado!

Leonardo
Síndico
Cond. Residencial Villa Toscana I

13 de jan. de 2012

Informativo Cultural

            É Possível Transformar um Condomínio em Sustentável?
A onda do ecologicamente correto tomou conta do Brasil e do mundo. Com isso, cada vez mais e mais pessoas procuram levar suas vidas com o mínimo impacto ambiental possível. A construção dos chamados imóveis sustentáveis trouxe para dentro das grandes cidades uma nova visão de construção de imóveis e de jeitos de viver.
Isso é claro, despertou o interesse de pessoas que já possuíam suas moradias e que não estavam enquadradas nesse novo estilo de viver. A clara vontade de permanecer num ambiente que fosse capaz de proporcionar uma correta integração com o meio ambiente e contribuir de alguma forma para a redução dos impactos provocados pela construção e pela habitação que se faziam sentir anteriormente.
Assim, muitos moradores resolveram tornar o seu condomínio sustentável mesmo que este não tivesse sido projetado inicialmente para tal. Os desafios e as demandas internas seriam grandes. Afinal de contas, quanto maior fosse o condomínio; mais pessoas deveriam ser convencidas da importância das obras a serem realizadas e dos investimentos a serem feitos.
Obviamente, uma mexida assim tão profunda nas estruturas mais “íntimas” do prédio não é uma obra que custe muito barato; e a corrida atrás do apoio para esses gastos extras em tempos de economia instável demanda muito entendimento e muito convencimento por parte das comissões interessadas em aplicar as mudanças.
Contudo, elas ocorrem e podem ser conseguidas com relativa facilidade. O grau maior de dificuldade para tornar o condomínio sustentável, sempre haverá de advir do comportamento de seus próprios moradores. Uma vez que, sem a participação de todos e o entendimento da correta contribuição de cada um, a missão de tornar o condomínio sustentável fica muito mais difícil de ser atingida com o êxito que todos esperam.
Pequenas coisas como destinar corretamente o lixo produzido dentro e fora das unidades habitacionais, não desperdiçar água em banhos demorados e em coisas como escovar os dentes com a bica aberta e lavar o carro com mangueira; são bons exemplos de como as ações individuais e, aparentemente isoladas e sem importância, podem prejudicar e pôr em risco todo o trabalho rumo a sustentabilidade do condomínio.
Entretanto, mantendo o nível de convencimento em alta e atuando junto aos moradores com um intenso movimento educativo em relação a esses “pequenos” deslizes, você pode muito bem tornar o seu condomínio um amigo do meio ambiente e proporcionar a todos os moradores uma vida mais sustentável e mais ligada a coisas simples; mas que nos fazem tanta falta.
Tornar o condomínio sustentável; vai muito além de implementarem-se obras caras e de grande investimento. Passa, antes de qualquer coisa, pelo contato direto e pela disposição das pessoas em levar uma vida mais harmônica e menos apegada ao desperdício. Pequenas ações e resultados aparentemente sem importância, no grande jogo da vida, podem proporcionar a cada um de nós uma melhor qualidade de vida e uma integração muito mais suave com a natureza que nos cerca.

                                             Prédio Verde

Fonte: http://www.ecologiaurbana.com.br/empreendimentos-sustentaveis